segunda-feira, 1 de junho de 2009

A MANILHA VAI SECA (17): Tens uma fábrica de cigarreiras?

Por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco (assinalado a 31 de Maio), a Organização Mundial de Saúde voltou a insistir na ideia de colocar imagens chocantes nos maços de cigarros para ajudar os fumadores a libertarem-se do vício - uma ideia também defendida, aliás, pela Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo

Não sei se alguém na OMS é dono de uma fábrica de cigarreiras, mas é essa a impressão com que fico. Colocar imagens de doentes com cancro de pulmão nos maços de tabaco é um convite a todos os fumadores para comprarem cigarreiras, onde poderão colocar os seus «pauzinhos da morte» sem terem de olhar para umas caixas feiosas e com imagens chocantes (que deixam de o ser passado o natural período de habituação).

Apesar de ser fumador, respeito muito a OMS e concordo com as campanhas de prevenção contra o tabagismo, um vício saboroso (é, não digam que não), mas que faz muitíssimo mal à saúde e à carteira. Mas essa ideia das imagens chocantes, muito sinceramente, não pega. A não ser para quem for dono de uma fábrica de cigarreiras.

Nota politicamente correcta: Não fumem.

Sem comentários: