terça-feira, 26 de maio de 2009

A MANILHA VAI SECA (12): PSD «vestido» de conservador para ser do PPE

Há coisa de um mês, publiquei em papel (mas não neste espaço) um artigo de opinião no qual chamava a atenção para uma questão que acabou por ser levantada por Vital Moreira.

Diz o ilustre socialista nas horas vagas e cabeça-de-lista do PS às Eleições Europeias que o PSD e o CDS-PP “estão reunidos no PPE, onde aliás não se distinguem”. Por isso, argumentou o douto académico de Coimbra, “em Portugal é a mesma coisa votar PSD ou CDS, porque no Parlamento Europeu há apenas PPE”.

Dou toda a razão do Mundo a Vital Moreira, que alertou o eleitorado para uma questão deveras pertinente: os eurodeputados são eleitos através das listas dos partidos nacionais, mas, uma vez chegados a Estrasburgo, sentam-se nas bancadas das grandes famílias partidárias europeias. E é aqui que começa a confusão.

O PS integra a bancada do PSE, o Partido Socialista Europeu, a segunda maior família política de Estrasburgo. Até aqui, tudo bem.

Contudo, o Parlamento Europeu é dominado pelo PPE (Partido Popular Europeu), que une, essencialmente, forças políticas europeias de matriz conservadora ou democrata-cristã, como, por exemplo, o PP espanhol ou o Conservative Party inglês. Se acham que o PPE seria, por definição, o espaço político de acolhimento do CDS-PP, fiquem a saber que o partido de Paulo Portas só há muito pouco tempo aderiu a esta família política, onde, durante largos anos, a representação portuguesa esteve a cargo do PSD… que não é democrata-cristão, nem conservador.

Confuso?

Para mim é.

Nas próximas Eleições Europeias, o PSD poderá, finalmente, aproximar-se novamente do PS, mas será justamente no sufrágio em que o partido de Manuela Ferreira Leite se tem de «mascarar» de CDS-PP para entrar na maior família política europeia. De facto, o PSD é um partido estranho e uma das maiores singularidades da política portuguesa, mas este é um tema para um próximo (e longo) post. Por agora, com esta questão, deixo-vos só um aperitivo…

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Dr.Mento


Pois, não é por acaso que o meu amigo Pata Negra me falava do Bilderberg. Há toda uma comunidade de interesses organizados de que não nos apercebemos quando votamos neste ou naquele partido.
Perigoso e não é só com o PSD.

Abraço